O Haiti é um país das Antilhas, banhado pelo Mar do Caribe, e que ocupa o terço ocidental da Ilha Hispaniola. O restante da Ilha é ocupada pela República Dominicana.

A colonização espanhola do atual Haiti começou nas primeiras décadas do século 16. Em 1697, a Espanha passou o controle dessa parte da Ilha para a França, que desenvolveu plantações de cana-de-açúcar com mão de obra escrava.

Em 1804, tornou-se o primeiro país caribenho a conquistar a independência. Em 1957, François Duvalier assumiu o governo do País e impôs uma ditadura, que durou até 1986. Os anos seguintes foram de turbulência política. Em 2004, o Haiti sofreu intervenção internacional através da ONU, incluindo com tropas enviadas pelo Brasil.

Em 2010, um terremoto devastou o Haiti, que já era um dos países mais pobres do mundo. São mais de 10 milhões de habitantes (2015). A capital é Porto Príncipe (Port-au-Prince).

Mais: Governo do Haiti

Haiti

 

Bandeira

 

 

Caribe

 

Palácio Presidencial do Haiti, em Porto Príncipe, em 2006. Inaugurado, em 1918, em belo estilo neoclássico, com projeto do arquiteto haitiano Georges Baussan, foi severamente danificado no terremoto de 2010.

 

Soldados brasileiros

 

Mapa fisico Haiti
Mapa Porto Príncipe

 

Mapa politico

Transporte em vilarejo do Haiti.

Ruínas do Palácio de Sans-Souci, no Departamento do Norte. Foi uma cidadela construída no início do século 19, pelos haitianos, para residência do autoproclamado Rei Henrique I do Haiti. Após sua morte, em 1820, o Palácio foi saqueado, abandonado e finalmente destruído por um terremoto, em 1842.

Soldados brasileiros em treinamento, em 2016, para integrar as forças de paz da ONU, no Haiti. Adota-se um veículo blindado urutu, brasileiro.

 

Copyright © Guia Geográfico - Asia Turismo. roteiro de viagem caribenho.

Catedral de Nossa Senhora da Assunção de Cabo Haitiano.

 

Caribe

 

Haiti turismo

 

Gente

 

Ruinas

 

 

 

 

 

Michelle Walz Eriksson

 

Catedral

 

Gilberto Alves

 

 

 

Rémi Kaupp

 

Didier Moïse